Caros amigos!
Tudo bem?
Estive quarta-feira passada, 20 de setembro, no CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola), para a palestra sobre Direito Econômico Concorrencial e Compliance.
Antes do seu início, pude conversar com o senhor Luis Hanada, da APRI (Associação Paulista de Relações Internacionais).
Sr. Luis e eu conversamos, entre outros assuntos, sobre a cultura Japonesa. Sr. Luis me disse sobre o que chama de Dinamismo Cultural.
De fato, quando perguntei o que achava sobre a "abrasileiração" da culinária japonesa, no que se refere, por exemplo, ao Temaki com maionese, ele respondeu que algumas jovens japonesas gostaram mais desse Temaki do que da própria comida tradicional e original do Japão.
Assim como na culinária, Sr. Luis me contou que o cinema brasileiro, nos anos 60 / 70, sofreu grande influência do cinema japonês. Então, comentei um pouco sobre o diretor Akira Kurosawa, um pouco sobre o que sabia do diretor.
Além disso, conversamos sobre artes marciais japonesas.Ele me explicou que o Judô, na realidade, se trata de uma luta de defesa. Enquanto o Karatê é uma luta de ataque. Ainda que há toda uma filosofia por trás das lutas. Então, mencionei o filme Karatê Kid,
dos anos 1980, em que o jovem Daniel San, orientado pelo seu mestre,
tinha de fazer tarefas domésticas. Com razão, isso teria a ver com toda a
filosofia por trás da luta (principalmente, disciplina), me confirmou o
Sr. Luís.
Conversamos também sobre o Budismo japonês e a Monja Coen. Daí a sua importância para a meditação e espiritualidade.
Igualmente, falamos sobre HaiKai. Mencionou que, no Jornal Nippak, os poemas são publicados às quintas-feiras. No Brasil, ele me lembrou da influência sobre autores brasileiros, como Paulo Leminski e Millôr Fernandes.
Além de tudo isso, o Sr. Luis me informou sobre a Escola Cidade de Osaka - EMEF - Escola Municipal de Ensino Fundamental
(Escola Pública Municipal).
Uma escola que agrega desde estudantes
da classe média até os mais necessitados. Me chamou a atenção o fato de
Sr. Luis contar que, mesmo sendo uma escola pública de origem japonesa,
seus professores não necessariamente japoneses educam os alunos com
paixão e dedicação. Isto pode ser visto, pelo que me contou o Sr. Luis,
que os professores entregaram câmeras aos alunos para que estes
registrassem momentos e impressões, filmando ou fotografando.
Na iniciativa privada da educação, o Sr. Luis fez, por fim, ótimas referências ao Colégio São José, localizado no bairro da Liberdade em São Paulo.
Enfim, uma boa conversa antes do início do evento!
Comentários
Postar um comentário